RSS

Sugestões de Atividades - Geografia

Uma das atribuições do professor de AEE é orientar os professores e sugerir materiais adaptados que facilitem a participação do aluno com deficiência nas aulas. O objetivo é eliminar as barreiras que impedem a participação efetiva deste aluno nas aulas, por isso é fundamental testar com o aluno cada material antes de ser usado em sala de aula.

Sistema Solar

Este foi o primeiro material adaptado que preparei a pedido da professora de Geografia da nossa escola. Esta seria uma aula sobre  o sistema solar, vejam como é importante observar e estar atento aos sinais que nossos alunos nos dão...

  • A idéia inicial foi usar um caderno velcrado (velcro colado em um papelão), etiquetas com o nome dos planetas e, é claro, os planetas em E.V.A, assim como as etiquetas.
  • Em saquinhos individuais organizei o nome dos planetas com letras emborrachadas, para que pudessem ser montados pelo aluno, de acordo com as solicitações da professora.
  • A professora me trouxe uma cópia do desenho dos planetas de acordo com a proporção de seus tamanhos, foi neste ponto que pequei!
>>> Tive a idéia de fazer os planetas maiores em papel machê e os menores com massinha de modelar. Realmente acreitei estar acertando na idéia (isso pode ser constatado na foto onde estou animada).
Como eu disse anteriormente, é fundamental "testar" o material com o aluno durante os atendimentos e foi neste momento que o aluno, com paralisia cerebral e com a fala bastante comprometida, apontou as "falhas" do material preparado:


  • Massinha de modelar, nem pensar! A dificuldade de controle motor faz com que o aluno esmague;
  • Objetos muito pequenos também dificultam o manuseio;
  • O E.V.A. é ótimo para trabalhar, mas em certos casos rasga com muita facilidade.
Foi combinado com o aluno que o material preparado em papel machê e massinha serviriam para observar a diferença de tamanho entre os planetas e o material velcrado poderia ser manuseado durante as aulas.
É importante colocar que com este material a professora de sala pode explicar o conteúdo, realizar atividades e verificar  o que o aluno compreendeu acerca do que foi abordado com TODOS os alunos.



0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.