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O que é o AEE - Atendimento Educacional Especializado?

Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC (2008)
O Atendimento Educacional Especializado

Conceito
* É um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).
* O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.
* O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.


Alunos atendidos no AEE

  • Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno degenerativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
  • Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.


O que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
  • Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
  • Oferece Tecnologia Assistiva - TA;
  • Faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
  • Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).

O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.


Foto: Revista Nova Escola

3 comentários:

SHIRLEY SILVA disse...

ADOREI SUAS CONTRIBUIÇÕES, TAMBÉM SOU PROFESSORA DO AEE EM UM ESCOLA ESTADUAL DE MACAPÁ-AMAPÁ, GOSTO DEESTUDAR SOBRE CADA CASO DE CADA ALUNO QUE RECEBO,PARA FAZER UM BOM TRABALHO, MAS SOU CRITICADA POR ALGUNS COLEGAS DA SALA REGULAR QUE ACHAM MUITO FÁCIL O MEU TRABALHO DEVIDO EU TER APENAS CINCO ALUNOS. LENDO SEU BLOG, ACHO QUE VOU PROPOR A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA UMA OFICNA PARA QUE TODOS COMPREENDAM O QUE É O AEE.

Anônimo disse...

também sou professora de aee, e sue blog me ajuda muito.

Anônimo disse...

olá, sou professora e vamos montar uma sala para atendimento em nossa escola, mas não sabemos como dividir a carga horaria dos alunos para os professores, sera que vc pode me ajudar, existe alguma lei que defina quantas alunos são para carga horaria de 100 h.

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