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Férias!

Sugestões de palavras e expressões para usos em relatórios


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Atribuições do Professor de AEE

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Aqui em Joinville as SRM iniciaram neste ano e juntos estamos aprendendo. Tudo é muito novo e as expectativas são grandes. Sabemos que as atribuições do professor da SRM entre outras,  é adequar materiais. Mas acredito que neste momento os professores de sala precisam muito de nossa ajuda, alguns já estão no caminho certo e precisam ouvir isso pra continuarem seguros e outros ainda têm dificuldades para visualizar possíveis estratégias.
Quando preparo um material para a aula de um professor, como o kit sobre Civilizações Pré-colombianas, estou sugerindo ingredientes para uma possível receita. Este é o momento de fazer para e com o professor e logo ele estará criando sozinho aulas para TODOS e nós das SRM continuaresmos com nossas atribuições.

Acredito que nossos colegas professores precisam ser respeitados, não podemos simplesmente entrar em suas salas e ditar o que deve ser feito (ainda que nossa intenção seja nobre), precisamos mostrar que estamos juntos por cada aluno, sugerir, orientar e conquistar!

Sugestões de Atividades - Ciências

Novamente uma idéia que permitirá ao aluno mostrar ao professor aquilo que compreendeu após as explicações.


Neste caso foi proposto aos alunos a elaboração de uma pirâmide alimentar a partir de recortes de gravuras.
Se o aluno tem dificuldades para o recorte ele poderá organizar as imagens de acordo com a classificação dos alimentos.
As gravuras podem ser organizadas no cartaz com o uso de velcro. O ideal seria cobrir toda a pirâmide com velcro, mas como havia pouco material optei por colar pequenos pedaços espalhados nos espaços.
Segundo relato da professora, o material permitiu ao aluno participar da aula ao mesmo tempo em que a professora verificava sua compreensão acerca do assunto.

Comunicação Alternativa






Trabalhando com poesias


No atendimento: um aluno com baixa visão e outro com paralisia cerebral
Este momento teve como objetivo verificar o tamanho de fonte para que o aluno com baixa visão pudesse ler e  o outro aluno (que não recebeu o texto) deveria ouvir e interpretar os versos usando gravuras.
Além destes objetivos específicos, esta atividade permite que cada aluno contribua com suas habilidades, percebam que o trabalho em grupo fortalece o aprendizado e que em sala de aula cada um pode contribuir efetivamente.



Agenda Diária

Muitas vezes nossos alunos ficam ansiosos e "perdidos" no tempo durante o período de aulas e isto acontece até mesmo com os adultos, porém sabemos como nos organizar, estipulando horários, calculando o tempo para determinadas atividades, tendo o relógio como facilitador.

Para as crianças esta questão é mais complexa e em alguns casos precisamos de recursos que vão além de um relógio para que eles compreendam o "tempo"

Esta idéia surgiu diante de um desafio: fazer com que o aluno entenda que na escola há regras. Há o momento certo para o lanche, para trocar de aula e para ir para casa.
Foi montado um cartaz com as fotografias dos professores, os dias da semana e os horários das aulas. Esta agenda foi feita em um pedaço de papelão forrado com e.v.a e usado velcro para as plaquinhas informativas.
Assim o aluno poderá perceber que após mais uma aula (mudança de um professor) virá o recreio, por exemplo. Este modelo simples de agenda contribuirá para que o aluno se sinta mais seguro no período em que estiver na escola.


Sugestões de Atividades - Geografia

Esta dica serviu para uma aula de Geografia, mas neste endereço há várias sugestões de aulas (clique no título).




O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Fusos horários (teóricos e práticos). Linha internacional de mudança de datas (LID) e horário de verão.

Sugestões de Atividades - História

Sempre que participamos de alguma formação continuada, palestras, cursos ou seminários ouvimos que não existe uma "receita pronta" e acabamos usando este mesmo discurso. Mas como professora de sala, com minhas dúvidas e anseios diante do desafio de proporcionar a melhor aprendizagem para meus alunos sempre fiquei muito incorformada ao ouvir isto.

Talvez por isso decidi criar este blog, não para trazer receitas prontas, mas para propor ingredientes que poderão ser modificados de acordo com a sua funcionalidade e com a necessidade de cada aluno.

Gosto de ressaltar  que muitas vezes o aluno com deficiência  precisa de um material adaptado devido a sua deficiência, mas não necessita de uma aula especial para ele. Ao planejar nossas aulas, nós professores, precisamos preparar uma aula para TODOS.




Incas, Maias e Astecas

Quando esta professora me pediu sugestões para trabalhar com o aluno com deficiência eu pedi a ela o que seria oferecido aos demais alunos da sala. Este é um ponto que deve ficar muito claro, nossos alunos com deficiência não precisam de uma aula especial, eles podem e devem receber as mesmas explicações e conteúdos, basta um material adaptado que pode ser preparado até mesmo pelo professor.

Informações que recebi da professora:
  1. Leitura de texto informativo;
  2. Observação do Mapa das Américas;
  3. Pintura do mapa, identificando os países que tiveram a presença das civilizações pré-colombianas;
  4. Recorte de gravuras para montar um mural;
  5. Produção textual;
  6. Avaliação.

Sugestões do AEE para a professora:

  1. O aluno poderia participar com os demais alunos nos itens 1 e 2;
  2. Para complemtar levei um cd de música dos Andes, TODOS os alunos iriam ouvir;
  3. Este aluno em questão tem paralisia cerebral e o controle motor comprometido, ao invés de pintar o mapa ele iria localizar os países com bandeirinhas;
  4. Ao invés de recortar as gravuras, ele poderia selecioná-las entre outras e montar o mural com seus colegas;
  5. O jogo de memória, para que todos os alunos da sala pudessem jogar, foi oferecido e sugerido uma nova regra: ao encontrar os pares os alunos poderiam falar a respeito dela. Como pode-se observar na foto o jogo de memória foi feito em e.v.a para facilitar o manuseio;
  6. A produção textual também é possívem, mesmo que o aluno não tenha desenvolvido a habilidade da escrita convencionalmente. Neste caso o texto é feito com lacunas onde o aluno completa com gravuras;
  7. A avaliação pode ser feita a todo instante, observando as respostas do aluno diante do material oferecido.
                                      



Para completar este "kit", levei um par de meias de lã de lhama e uma bolsinha de artesanato chileno. São objetos que podem ser relacionados e servir como ponte para os alunos.
Creio que é possível perceber que esta é uma aula preparada para TODOS e adaptações como o e.v.a no jogo, as plaquinhas para o mapa e as gavuras para o texto permitirão a participação do aluno com deficiência.


Sugestões de Atividades - Matemática

Este é um exemplo de uma adaptação simples que irá permitir ao aluno com baixa visão realizar as atividades propostas para a turma.

Medidas de Comprimento

Como explicar o conteúdo e realizar atividades que envolvam centímetros para alunos com baixa visão?
Este foi o desafio trabalhado com uma idéia símples, usando cola colorida e uma régua comum de 30cm.
Já que o aluno não conseguia ver os centímetros na régua ele poderia sentir o relevo feito com a cola.
É interessante sugerir este material para toda a turma, com ou sem deficiência, pois é comum uma certa dificuldade para compreender inicialmente as diferenças entre metros, centímetros e milímetros.

Sugestões de Atividades - Geografia

Uma das atribuições do professor de AEE é orientar os professores e sugerir materiais adaptados que facilitem a participação do aluno com deficiência nas aulas. O objetivo é eliminar as barreiras que impedem a participação efetiva deste aluno nas aulas, por isso é fundamental testar com o aluno cada material antes de ser usado em sala de aula.

Sistema Solar

Este foi o primeiro material adaptado que preparei a pedido da professora de Geografia da nossa escola. Esta seria uma aula sobre  o sistema solar, vejam como é importante observar e estar atento aos sinais que nossos alunos nos dão...

  • A idéia inicial foi usar um caderno velcrado (velcro colado em um papelão), etiquetas com o nome dos planetas e, é claro, os planetas em E.V.A, assim como as etiquetas.
  • Em saquinhos individuais organizei o nome dos planetas com letras emborrachadas, para que pudessem ser montados pelo aluno, de acordo com as solicitações da professora.
  • A professora me trouxe uma cópia do desenho dos planetas de acordo com a proporção de seus tamanhos, foi neste ponto que pequei!
>>> Tive a idéia de fazer os planetas maiores em papel machê e os menores com massinha de modelar. Realmente acreitei estar acertando na idéia (isso pode ser constatado na foto onde estou animada).
Como eu disse anteriormente, é fundamental "testar" o material com o aluno durante os atendimentos e foi neste momento que o aluno, com paralisia cerebral e com a fala bastante comprometida, apontou as "falhas" do material preparado:


  • Massinha de modelar, nem pensar! A dificuldade de controle motor faz com que o aluno esmague;
  • Objetos muito pequenos também dificultam o manuseio;
  • O E.V.A. é ótimo para trabalhar, mas em certos casos rasga com muita facilidade.
Foi combinado com o aluno que o material preparado em papel machê e massinha serviriam para observar a diferença de tamanho entre os planetas e o material velcrado poderia ser manuseado durante as aulas.
É importante colocar que com este material a professora de sala pode explicar o conteúdo, realizar atividades e verificar  o que o aluno compreendeu acerca do que foi abordado com TODOS os alunos.



Primeiros passos...

Este é um espaço para que possamos compartilhar nossas experiências nas Salas de Recursos Multifuncionais, assim como eu há muitas professoras iniciando este novo desafio.
Aqui ficarão registradas as etapas, desde o início da sala.
Muitos colegas me escrevem pedindo orientações, perguntando como começar, o que fazer primeiro, qual o momento certo para iniciar com os alunos e tantas outras dúvidas, por isso vou descrever como minha sala vem "acontecendo".

Esta sala deve ser preparada com calma, sem precipitações para que os atendimentos ocorram de forma eficiente.

Sugestões de acordo com minha prática:
  • Receber todos os materiais - dica importante: organize todas as notas fiscais em uma pasta, mantenha todos os documentos, ou cópias, em ordem e de fácil acesso;
  • Organização da sala -  prepare sua sala com muito carinho, confiante de que este será um local muito importante para sua escola, para os professores que nela trabalham, para você e principalmente para os alunos que serão atendidos;
  • Apresentação da sala - vá até as salas de aula, converse com os alunos e pesquise como eles reagem diante de uma pessoa com deficiência e se existem pessoas com deficiência em suas famílias. Explique a função desta nova sala e a quem ela se destina. Depois convide os alunos para conhecer a sala, mostre os materiais, jogos, livros, enfim, tudo o que já estiver a disposição para os atendimentos. Propor um retorno como ilustrações e poesias sobre a visita é outra dica;
  • Alunos atendidos - este é o momento para verificar quais os alunos serão atendidos. Verifique a série, idade e dificiência. Leia as informações contidas na escola (geralmente este material fica com a orientação) para começar a conhecer os alunos. Após esta listagem, acompanhe os alunos nas salas de aula, observe como eles interagem com os colegas, suas dificuldades diante da atividades e suas habilidades;
  • Organização dos horários - agora que você já pode organizar os horários dos atendimentos (dia da semana, horário, duração e se o atendimento será individual ou em grupo). Lembre-se que este é um horário provisório que poderá ser modificado após a reunião com os pais;
  • Reunião com a equipe pedagógica da escola - este é um momento para que detalhes sobre a sala possam ser discutidos e as reuniões para os professores e os pais seja planejada;
  • Reunião com os professores da escola -  esta reunião é muito importante para que os professores entendam com clareza o que é uma sala de recursos multifuncionais, o que é o AEE e quais alunos srão atendidos. Este é o momento para explicar aos professores que o AEE não é um reforço escolar e o trabalho será em conjunto com articulações entre os professores de sala e a professora da SRM;
  • Reunião com os pais dos alunos - nesta reunião é importante exclarecer aos pais exatamente o que é o AEE e qual o tipo de atendimento que seus filhos receberão. Nesta reunião será explicado todo o funcionamento da sala, dias, horários, duração. Neste momento poderá ser entregue aos pais um caderno/agenda com orientações e horários, esta agenda servirá para anexar relatórios e como meio de comunicação entre pais, professores de sala e professora da SRM. Certamente ao final da reunião os pais ficarão curiosos para conhecer a sala. É importante que eles sejam recebidos com atenção e carinho para que possam se sentir seguros do trabalho que será realizado;
  • Início dos atendimentos - uma boa dica é iniciar os atendimentos uma semana após a reunião com os pais, assim é possível reorganizar os horários, se for necessário;

*** Em uma nova postagem colocarei minhas sugestões para o início dos atendimentos ***

SRM - Valentim


Esta sala foi preparada com muito carinho, para que nela as crianças atendidas percebam o quanto são capazes e tão brilhantes quanto qualquer outra criança.
Este é um espaço de acessibilidade para os olhos e principalmente para o coração dos que acreditam que é possível!



No dia 26 de março deste ano, os pais dos alunos da escola Valentim que serão atendidos na SRM participaram de uma reunião que informou o início e os horários do AEE.
A diretora da escola, Luci Leila da Cunha Nunes, recebeu os pais juntamente com a equipe pedagógica da escola, em seguida a coordenadora do Ceape Costa e Silva, Luciane Stringari, esclareceu aos pais como acontecerá o AEE, falou sobre o trabalho realizado no Ceape, quais os direitos e compromissos que os pais devem ter com seus filhos.
Após a reunião os pais foram convidados à conhecer a SRM onde seus filhos receberão o AEE.


O que é o AEE - Atendimento Educacional Especializado?

Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC (2008)
O Atendimento Educacional Especializado

Conceito
* É um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).
* O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.
* O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.


Alunos atendidos no AEE

  • Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno degenerativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
  • Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.


O que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
  • Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
  • Oferece Tecnologia Assistiva - TA;
  • Faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
  • Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).

O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.


Foto: Revista Nova Escola
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