RSS

História em Pedaços

Com ajuda de pistas, os alunos devem ordenar as peças do jogo até formar um texto que tenha coerência. A atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente.


Divida duas folhas de sulfite num mesmo número de retângulos. Escreva o texto numa das folhas e as pistas nem outra. Para cada trecho da história deverá haver uma pista correspondente. Reproduza o material em número suficiente para todos os alunos ou equipes. O texto, porém, deverá ser distribuído já recortado e embaralhado. Se não puder reproduzir o material os alunos poderão ajudar na confecção dos jogos, copiando o texto e as pistas. Para que não tenham contato prévio com a resposta, escreva no quadro trechos da história numa ordem aleatória. Recolha as cópias, deixe passar uma semana e só então apresente a atividade à turma.


Atividade realizada no AEE Valentim

Quando trabalhar com outros textos, primeiro divida a história escolhida em pequenos blocos. Depois, elabore pistas que não admitam duas possibilidades de respostas.

Poder de síntese – com esta atividade, montada a partir do trecho inicial do livro O Ovo da Brucha (adaptação de Luiz Fernandes – do original de Madeleine Edmondson, Editora Tecnoprint), os alunos poderão aprimorar a capacidade de interpretação de texto. Cada uma das catorze pistas resume um trechinho da narrativa. Depois de ordenar as peças, sugira à classe que continue a história contando, por exemplo, o que Filomena faz à noite. Diga à turma que fique atenta às características da bruxa. Assim, a história não perderá a lógica.
 
*** Fonte: Revista Nova Escola ***

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.