RSS

Geografia - Noções Espaciais

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Construir noções espaciais relativas à orientação e navegação mediante o emprego dos pontos cardeais.
Duração das atividades:
Duas aulas de cinquenta minutos cada;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
• Percepção espacial;
• Localização: Esquerda, direita, frente, trás.

Introdução

A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é com os pontos cardeais. O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul).
Sendo os mapas, representações da superfície terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado torna-se uma competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador que tem por objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que possibilite a localização dos espaços e/ou elementos representados.
Portanto dentro da proposta de educação cartográfica, é importante preparar as crianças para conceitos como o de pontos cardeais. Nas séries iniciais, esse conceito demanda uma preparação por parte das crianças, que devem inicialmente considerar a localização dos objetos uns em relação aos outros, independente do seu posicionamento, e a partir de atividades no espaço concreto de vivência do aluno, utilizando movimentações no próprio meio.
A proposta é que mediante uma atividade lúdica as crianças solidifiquem a construção do conceito de navegação e direcionamento.
Essa atividade prepara as crianças para o entendimento do conceito de pontos cardeais.

Para saber mais, visite:
http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2002/Simposio_Cart_Criança_2002.pdf

O Jogo - “Aonde você chegou ?”
Materiais Necessários:

• Caixa grande de ovos, feita de papelão,
• caneta hidrocor,
• cartolina;
• tampa de garrafa de refrigerante;

Preparando o Material:

O Tabuleiro:
Com a caixa de ovos será feito um tabuleiro. Nas partes fundas da caixa de ovos, escreva com caneta hidrocor de cores diferentes, números e letras em ordem aleatória.


 
A tampa de refrigerante, será usada para percorrer os pontos do tabuleiro.
As Cartas:

Agora vamos produzir as cartas!
Sugere-se que elas sejam retangulares e coloridas. Devem contar com uma numeração - carta 01, carta 05 - com comandos como:
· ande duas casas à direita;
· ande uma casa para baixo;
Estes comandos serão executados pelos alunos para navegarem no tabuleiro. Quanto às cartas, estas podem ser feitas de cartolina, papelão ou de outro material disponível em sua escola. Use sua criatividade, aqui vão alguns modelos de cartas que o professor pode construir. Cada carta tem uma seqüência de comandos e também a resposta de onde esta seqüência terminará.

 

Este material foi adaptado na SRM Valentim para que
pudesse ser usado nas aulas de Geografia, Matemática e Inglês.
 
Essas são apenas sugestões, use sua critividade na construção de seus modelos de cartas!
Para iniciar o jogo, formam-se as duplas, onde se intercala, uma partida um aluno fica com um maço de cartas e dá os comandos e o outro segue as ordens, executando os movimentos com a tampa de refrigerante, percorrendo o tabuleiro.
O aluno com as cartas, dá a sequência de comandos ao colega e este percorre o tabuleiro, usando a tampa de refrigerante. A cada comando ele passa pelos número e letras escritos no fundo da caixa.
Ao final o aluno que estiver na vez de dar as cartas pergunta ao colega: “Aonde você chegou?”
O aluno que percorre o tabuleiro com a tampa deve responder a pergunta, identificado em que local está a tampa e dizer qual a letra ou número está representada no local.
Essa é uma proposta de aula que trabalha a questão da navegação - direita, esquerda, frente e trás - e portanto também trabalha a questão da lateralização nos alunos. É importante que essa atividade seja trabalhada em conjunto com o professor de matemática, que poderá dar enfase a aspectos pertinentes à sua disciplina. O professor deve acompanhar as duplas e ir orientando as crianças.

Recursos Complementares
www2.uel.br/projeto/cartografia/biblio/educ_d.htm www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf/Auristela%

Avaliação
Como avaliação é importante o professor acompanhar se os alunos conseguem executar os comandos das cartas, conforme as orientações e com isso construir a noção de orientação e navegação.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.