Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC (2008)
O Atendimento Educacional Especializado
Conceito
* É um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).
* O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.
* O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.
Alunos atendidos no AEE
- Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno degenerativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
- Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.
O que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
- Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
- Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
- Oferece Tecnologia Assistiva - TA;
- Faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
- Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
Foto: Revista Nova Escola
4 comentários:
ADOREI SUAS CONTRIBUIÇÕES, TAMBÉM SOU PROFESSORA DO AEE EM UM ESCOLA ESTADUAL DE MACAPÁ-AMAPÁ, GOSTO DEESTUDAR SOBRE CADA CASO DE CADA ALUNO QUE RECEBO,PARA FAZER UM BOM TRABALHO, MAS SOU CRITICADA POR ALGUNS COLEGAS DA SALA REGULAR QUE ACHAM MUITO FÁCIL O MEU TRABALHO DEVIDO EU TER APENAS CINCO ALUNOS. LENDO SEU BLOG, ACHO QUE VOU PROPOR A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA UMA OFICNA PARA QUE TODOS COMPREENDAM O QUE É O AEE.
também sou professora de aee, e sue blog me ajuda muito.
olá, sou professora e vamos montar uma sala para atendimento em nossa escola, mas não sabemos como dividir a carga horaria dos alunos para os professores, sera que vc pode me ajudar, existe alguma lei que defina quantas alunos são para carga horaria de 100 h.
Excelente texto, adorei me auxiliou na minha pesquisa sobre as Salas de AEE.
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