Talvez por isso decidi criar este blog, não para trazer receitas prontas, mas para propor ingredientes que poderão ser modificados de acordo com a sua funcionalidade e com a necessidade de cada aluno.
Gosto de ressaltar que muitas vezes o aluno com deficiência precisa de um material adaptado devido a sua deficiência, mas não necessita de uma aula especial para ele. Ao planejar nossas aulas, nós professores, precisamos preparar uma aula para TODOS.
Incas, Maias e Astecas
Quando esta professora me pediu sugestões para trabalhar com o aluno com deficiência eu pedi a ela o que seria oferecido aos demais alunos da sala. Este é um ponto que deve ficar muito claro, nossos alunos com deficiência não precisam de uma aula especial, eles podem e devem receber as mesmas explicações e conteúdos, basta um material adaptado que pode ser preparado até mesmo pelo professor.
Informações que recebi da professora:
- Leitura de texto informativo;
- Observação do Mapa das Américas;
- Pintura do mapa, identificando os países que tiveram a presença das civilizações pré-colombianas;
- Recorte de gravuras para montar um mural;
- Produção textual;
- Avaliação.
Sugestões do AEE para a professora:
- O aluno poderia participar com os demais alunos nos itens 1 e 2;
- Para complemtar levei um cd de música dos Andes, TODOS os alunos iriam ouvir;
- Este aluno em questão tem paralisia cerebral e o controle motor comprometido, ao invés de pintar o mapa ele iria localizar os países com bandeirinhas;
- Ao invés de recortar as gravuras, ele poderia selecioná-las entre outras e montar o mural com seus colegas;
- O jogo de memória, para que todos os alunos da sala pudessem jogar, foi oferecido e sugerido uma nova regra: ao encontrar os pares os alunos poderiam falar a respeito dela. Como pode-se observar na foto o jogo de memória foi feito em e.v.a para facilitar o manuseio;
- A produção textual também é possívem, mesmo que o aluno não tenha desenvolvido a habilidade da escrita convencionalmente. Neste caso o texto é feito com lacunas onde o aluno completa com gravuras;
- A avaliação pode ser feita a todo instante, observando as respostas do aluno diante do material oferecido.
Para completar este "kit", levei um par de meias de lã de lhama e uma bolsinha de artesanato chileno. São objetos que podem ser relacionados e servir como ponte para os alunos.
Creio que é possível perceber que esta é uma aula preparada para TODOS e adaptações como o e.v.a no jogo, as plaquinhas para o mapa e as gavuras para o texto permitirão a participação do aluno com deficiência.
2 comentários:
Adorei! Que Deus te abençoe e inspire sempre .
Queee maaaraaaviilhaa!! Ameeii!! Sou mediadora de alunos no sexto ano e venho pesquisando ideias pra adaptações de conteúdos!!! Ameeii!! Showww!!!!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!