RSS

Quanto ao início dos atendimentos - complemento


Estas são algumas das questões que vão depender muito do equilíbrio e bom senso da equipe escolar.
   
                                  
No início da implantação do AEE na unidade escolar é comum a equipe ter dúvidas quanto ao perfil dos alunos que devem ser atendidos na SRM.
Deve ficar claro, tanto para os professores do ensino regular quanto para a equipe diretiva que:


Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva 
SEESP/MEC (2008)
O Atendimento Educacional Especializado

Alunos atendidos no AEE
  • Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno degenerativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
  • Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.
  • Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno degenerativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
  • Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.

Avaliação:
Para que os atendimentos possam ser iniciados, o aluno precisa passar por uma avaliação, mas esta não é responsabilidade única do professor de AEE. Não somos nós que determinamos "o que o aluno tem".
Em Joinville contamos com uma equipe multidisciplinar (Pedagogia/AEE, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia ocupacional). Após a avaliação com esta equipe o aluno inicia os seus atendimentos, porém se ele ainda não possui nenhum laudo é feito encaminhamento para neurologista.
Mas a ausência deste laudo não nos impede de atender este aluno, pois foi levantada uma "suspeita" após a avaliação. Na documentação e até mesmo no censo escolar este aluno consta como "em investigação".
Se na sua cidade não há uma equipe multidisciplinar a maior parceria do AEE é com o orientador escolar, cabe à ele fazer os encaminhamentos dos alunos, seja pra Postinho de Saúde ou qualquer outro tipo de atendimento.

É preciso compreender que não é o supervisor escolar, o professor da sala regular ou a direção da escola que determinará se o aluno será atendido ou não. Isto é competência do professor de AEE que após o estudo de caso, as observações, a avaliação pedagógica e os possíveis encaminhamentos irá, com seu olhar investigativo, perceber se este aluno é ou não perfil do AEE.

Muito cuidado: nós não determinamos se um aluno tem ou não deficiência, apenas suspeitamos após estudo e então encaminhamos para avaliação médica.

Outro ponto importante: alunos com TDAH não são público alvo da educação inclusiva! 

Espero ter contribuído.

Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.