Entrevista
Esta atividade foi proposta pela professora de Língua Portuguesa aos alunos do 7º ano.
Após leitura coletiva da entrevista da protagonista de iCarly - Miranda Cosgrove - em uma revista teen e de discutirem sobre este gênero textual os alunos receberam o desafio de realizar entrevistas com seus colegas de sala.
Nesta turma há um aluno com paralisia cerebral e que necessita da Comunicação Alternativa. Para que ele pudesse realizar a atividade como os demais colegas foram utilizados símbolos para que ele pudesse elaborar suas perguntas ao aluno que seria entrevistado.
Veja como ficou:
Sugestões do AEE para a professora de sala:
1. O aluno poderá construir no painel imantado as perguntas que fará para seu entrevistado, para isso utilizará os símbolos da comunicação alternativa. A auxiliar terá um “gabarito” para ajudar o aluno neste processo.
2. Após pergunta elaborada, o entrevistado poderá responder oralmente para o entrevistador e em seguida escrever sua resposta na folha.
2. Após pergunta elaborada, o entrevistado poderá responder oralmente para o entrevistador e em seguida escrever sua resposta na folha.
3. Os meios de comunicação onde podemos ler, ouvir e assistir entrevistas também poderão ser explorados com o aluno através um material adaptado. (Juntar as metades das imagens e escrever seus nomes utilizando alfabeto móvel.
* As perguntas da entrevistas foram elaboradas usando símbolos do software "Boardmaker".
* Após elaboradas as perguntas os símbolos foram colados em um papelão e impermeabilizado com papel contact transparente
* Este material foi explorado em um plano inclinado imantado, por isso no verso de cada símbolo há um pedaço de ímã colado, podendo ser utilizado também o velcro.
*** Para quem ainda não conhece, este ímã que utilizei é comprado em metro. Ele é mais fino que uma folha de cartolina e muito prático, pois não necessita de cola.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!