Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Nós professores das Salas de Recursos devemos fazer parte da escola onde atuamos e isto acontece somente quando nos inteiramos a respeito de tudo o que ocorre. É preciso estarmos envolvidos com ações e projetos que envolve toda a comunidade escolar.
Nós professores das Salas de Recursos devemos fazer parte da escola onde atuamos e isto acontece somente quando nos inteiramos a respeito de tudo o que ocorre. É preciso estarmos envolvidos com ações e projetos que envolve toda a comunidade escolar.
Não podemos nos limitar as nossas salas e as nossas atribuições, é preciso, de fato, fazer parte da escola!
Gostaria de sugerir aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais um estudo dos cadernos do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa.
No capítulo 1.2.2 há um parágrafo que diz:
"Dentre os recursos mais relacionados à reflexão sobre o funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, podem ser citados os jogos de alfabetização, a exemplo dos kits enviados pelo MEC às escolas. Outros jogos, adquiridos pelas escolas e/ ou produzidos pela equipe, que são sempre necessários, se quisermos garantir uma ação lúdica de alfabetização".
Sabemos que não é na SRM que acontece a alfabetização e o letramento, mas os professores que atuam nestas salas têm entre outras atribuições preparar recursos para que isto ocorra na sala de aula comum.
Acredito que lendo este material do Ministério da Educação poderemos orientar ainda melhor os professores da sala de aula regular, pois o que muitos de nossos alunos necessitam é justamente o que está sendo proposto para TODOS os alunos, independente de sua condição física, sensorial ou intelectual. Uma ação lúdica, ambiente estimulante e convidativo, materiais e estratégias alternativas em benefício de sua aprendizagem.
Finalizando este post deixo uma sugestão simples de material (encontrei o modelo na internet e confeccionei com o recurso que tinha disponível) que todos os alunos podem utilizar em seu processo de alfabetização e que sem dúvida irá beneficiar nossos alunos com algum tipo de deficiência.
Ao invés do caderno e do lápis o aluno poderá utilizar o Lego para construir palavras!
Sugiro que seja utilizado o Lego quadrado (maior), assim será possível ampliar a fonte, o que beneficiaria um aluno Baixa Visão, por exemplo.
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