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Cinoterapia

Na última sexta-feira, dia 21 de março, o Jornal Notícias do Dia acompanhou o atendimento e entrevistou os profissionais que desenvolvem o projeto e uma das alunas.

Auxiliares Monitores

Em nossa Rede temos os Auxiliares Monitores, que em outras regiões podem ser chamados de Auxiliares de Educador ou Professor, acompanham os alunos com deficiência em suas atividades de vida diária  -  higiene, alimentação, mobilidade e em sala de aula.

Para contribuir com o trabalho realizado por estes profissionais em nossa escola, montei um "Kit". Trata-se de um baldinho contendo materiais de uso constante em sala de aula. Assim não será preciso deixar o aluno em sala e ir buscar.

O kit contem:

1 calculadora
1 caixa de lápis de cor
1 caixa de giz de cera
1 caixa de canetinha
1 régua
1 lápis de escrever
1 borracha
1 apontador
1 cola
1 tesoura (se houver necessidade poderá ser tesoura adaptada)
1 caneta azul
1 caneta vermelha
1 pincel atômico
1 alfabeto móvel
Material dourado
números emborrachados de 0 à 9


O kit é montado de acordo com a necessidade do aluno. Se for necessário poderá ser acrescentado tesouras adaptadas, engrossadores, imagens para comunicação alternativa...



PNAIC - Ação Lúdica!

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Nós professores das Salas de Recursos devemos fazer parte da escola onde atuamos e isto acontece somente quando nos inteiramos a respeito de tudo o que ocorre. É preciso estarmos envolvidos com ações e projetos que envolve toda a comunidade escolar.
Não podemos nos limitar as nossas salas e as nossas atribuições, é preciso, de fato, fazer parte da escola!

Gostaria de sugerir aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais um estudo dos cadernos do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa. 
No capítulo 1.2.2 há um parágrafo que diz:

"Dentre os recursos mais relacionados à reflexão sobre o funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, podem ser citados os jogos de alfabetização, a exemplo dos kits enviados pelo MEC às escolas. Outros jogos, adquiridos pelas escolas e/ ou produzidos pela equipe, que são sempre necessários, se quisermos garantir uma ação lúdica de alfabetização".

Sabemos que não é na SRM que acontece a alfabetização e o letramento, mas os professores que atuam nestas salas têm entre outras atribuições preparar recursos para que isto ocorra na sala de aula comum.
Acredito que lendo este material do Ministério da Educação poderemos orientar ainda melhor os professores da sala de aula regular, pois o que muitos de nossos alunos necessitam é justamente o que está sendo proposto para TODOS os alunos, independente de sua condição física, sensorial ou intelectual. Uma ação lúdica, ambiente estimulante e convidativo, materiais e estratégias alternativas em benefício de sua aprendizagem.

Finalizando este post deixo uma sugestão simples de material (encontrei o modelo na internet e confeccionei com o recurso que tinha disponível) que todos os alunos podem utilizar em seu processo de alfabetização e que sem dúvida irá beneficiar nossos alunos com algum tipo de deficiência.

Ao invés do caderno e do lápis o aluno poderá utilizar o Lego para construir palavras!
Sugiro que seja utilizado o Lego quadrado (maior), assim será possível ampliar a fonte, o que beneficiaria um aluno Baixa Visão, por exemplo. 


Quem é o Cão Caju?



O Caju foi encontrado pelo Policial Rolf abandonado em uma das ruas de Joinville ainda filhote. Em parceria com clínicas veterinárias conseguiu tratamento, vacinas e alimentação nutritiva para o animal.

Com o passar do tempo percebeu-se o quando Caju era calmo de dócil. Foi então que surgiu a ideia de levá-lo para atuar com crianças, pois o animal afasta preconceitos e estreita laços de confiança.

Atualmente o Policial Rolf atende várias escolas com  o PROERD - Programa de Resistencia as Drogas, PROERD KIDS - para alunos do 2º ano,  palestras sobre trânsito (...). Para aproximar ainda mais os alunos o Cão Caju visita as escolas e torna algumas das aulas um momento ainda mais prazeroso e lúdico.

O Caju já foi até convidado a ir na Escola de Balé Bolshoi de Joinville e adivinha? Fez o maior sucesso!








Projeto Cão Caju

Este ano seremos "ousados"!

Com uma parceria entre a Sala de Recursos Multifuncionais, Polícia Militar de Joinville representada pelo policial Rolf Wolfgang Hendel e a Equipe Interdisciplinar Oeste, que faz parte de nossa escola (Psicóloga, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional), estamos desenvolvendo o projeto de cinoterapia chamado "Cão Caju".


Cinoterapia é uma terapia realizada com o auxílio de cães. É um recurso terapêutico inovador, muito utilizada como terapia para crianças com problemas psicológicos, problemas de relacionamento social ou afetivo (por exemplo, o autismo e distúrbios de aprendizagem). Profissionais das áreas de psiquiatria, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia contam com cães adestrados que auxiliam estes profissionais a trabalharem a fala, equilíbrio, expressão de sentimentos e motivação, possibilitando contato interpessoal, resgatando autoestima, respeito e companheirismo.  Conforme pesquisa recente, no contato com o cão existe uma liberação de substancias que podem ser benéficas para o organismo como a endorfina e a adrenalina.


A cinoterapia é um recurso alternativo no tratamento de pessoas com deficiência, e que oferece efeitos e benefícios no processo terapêutico, benefícios educacionais, recreacionais ou motivacionais a partir do contato com o animal; Importante lembrar que a cinoterapia é um tratamento complementar, e que não exclui e muito menos substitui o tratamento convencional.


Os cães são capazes de promover oportunidades para o crescimento pessoal baseado nos recursos recreativos e motivacionais.



De maneira lúdica, o cão estimula a imaginação, a linguagem, o equilíbrio, lateralidade, promove o auto conhecimento (físico, emocional e mental) minimizando diferenças. 





Alguns alunos das 30 unidades atendidas pela Equipe Interdisciplinar Oeste e pela SRM Valentim participam do projeto que ocorre semanalmente, sendo que o Cão Caju está presente a cada 15 dias.








Iniciando 2014

O ano de 2014 iniciou e com ele novos alunos e novos desafios. Certamente este será mais uma ano de busca por recursos, estratégias e meios que minimizem as barreiras e favoreçam a aprendizagem de nossos alunos.

Por que o AEE?

Porque [...] "temos o direito à diferença, quando 
a igualdade nos descaracteriza."
(Boaventura de Souza Santos)


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