RSS

Projeto Cão Caju

Este ano seremos "ousados"!

Com uma parceria entre a Sala de Recursos Multifuncionais, Polícia Militar de Joinville representada pelo policial Rolf Wolfgang Hendel e a Equipe Interdisciplinar Oeste, que faz parte de nossa escola (Psicóloga, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional), estamos desenvolvendo o projeto de cinoterapia chamado "Cão Caju".


Cinoterapia é uma terapia realizada com o auxílio de cães. É um recurso terapêutico inovador, muito utilizada como terapia para crianças com problemas psicológicos, problemas de relacionamento social ou afetivo (por exemplo, o autismo e distúrbios de aprendizagem). Profissionais das áreas de psiquiatria, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia contam com cães adestrados que auxiliam estes profissionais a trabalharem a fala, equilíbrio, expressão de sentimentos e motivação, possibilitando contato interpessoal, resgatando autoestima, respeito e companheirismo.  Conforme pesquisa recente, no contato com o cão existe uma liberação de substancias que podem ser benéficas para o organismo como a endorfina e a adrenalina.


A cinoterapia é um recurso alternativo no tratamento de pessoas com deficiência, e que oferece efeitos e benefícios no processo terapêutico, benefícios educacionais, recreacionais ou motivacionais a partir do contato com o animal; Importante lembrar que a cinoterapia é um tratamento complementar, e que não exclui e muito menos substitui o tratamento convencional.


Os cães são capazes de promover oportunidades para o crescimento pessoal baseado nos recursos recreativos e motivacionais.



De maneira lúdica, o cão estimula a imaginação, a linguagem, o equilíbrio, lateralidade, promove o auto conhecimento (físico, emocional e mental) minimizando diferenças. 





Alguns alunos das 30 unidades atendidas pela Equipe Interdisciplinar Oeste e pela SRM Valentim participam do projeto que ocorre semanalmente, sendo que o Cão Caju está presente a cada 15 dias.








0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.