RSS

Organização do Horário Semanal

Novas salas iniciaram em 2013 na Rede Municipal de Ensino de Joinville e na região onde atuo quatro professoras estão iniciando seu trabalho em uma SRM. Após algumas conversas decidimos montar um  grupo de estudos  onde trocamos experiências e tiramos dúvidas. Resolvi tomar esta iniciativa por estar há algum tempo atuando como professora de AEE e conhecer bem as dificuldades que enfrentamos no início desta caminhada. Nestes encontros que ocorrem mensalmente, durante meio período, discutimos como iniciar na escola, fazer observações de alunos, organizar documentações, elaborar um Estudo de Caso e Planos de AEE e até mesmo dicas de projetos e atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos do AEE. 
As novas professoras estão recebendo formação, assim como eu recebi, mas sei o quanto a troca com outros colegas é importante.


Hoje irei novamente compartilhar algo simples, mas que gera muitas dúvidas para quem está iniciando, a organização do horário de atendimento dos alunos!

Cada um se organiza de acordo com a sua realidade, mas fica aqui a dica:


  • Visualizar a planilha de horários ajuda no momento de organização;
  • Fique atento se os alunos já fazem algum atendimento no contra turno para não "bater" os horários;
  • Sempre que possível converse com a família quanto ao horário (alguns alunos têm dificuldade para acordar cedo devido as medicações ou a família tem dificuldade para trazer o aluno em determinados dias ou horários);
  • Organize os atendimentos individuais ou em grupo;
  • Observe e veja que um dos horários tem 45 minutos. Use este horário para iniciar com os alunos que tem pouca concentração;
  • Preserve seu horário de café (aqui temos 15 minutos de intervalo);
  • Escolha um dia da semana em que não haverá atendimentos. Este é o dia em que usamos para formação continuada, grupos de estudos, pesquisas, confecção de materiais e adaptação de recursos;
  • Não se apavore , sei que um dia é pouco para todas as nossas atribuições, mas haverá sempre uma janela em nosso horário de atendimentos e sabemos que as faltas dos alunos nos atendimentos também ocorrem por vários motivos;
  • Aproveite as janelas para fazer monitoramento em sala de aula e avaliação de novos alunos.


Espero que estas dicas ajudem!

*** O horário para o turno vespertino segue no mesmo modelo.***



4 comentários:

Milcilei disse...

Estou atuando como professora de AEE. gostando muito do que faço mas preciso de sugestões como por exemplo esse cronograma de horário já estou usando obrigada.

Assim que tiver alguma novidade passo para vocês.

Yasmin disse...

Bom dia! Vou iniciar nessa função e as duvidas são diversas... Começando pelo horário cada aluno pode fazer quantas aulas semanais?

Yasmin disse...

Voce tem mais algum modelo de horario já com o nome dos alunos? Por favor

Vera Sonia disse...

Estou iniciando nessa função r estou com dificuldades com tantos documentos e atribuições, mas estou confiante que vou conseguir.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.