RSS

Quanto ao número de alunos


Esta é uma questão que foi levantada por uma das leitoras do blog e por isso vou compartilhar como é feito em minha sala.

Desconheço qualquer lei que defina o número de alunos ou o tempo de atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais. Aqui em Joinville, nós professoras de AEE definimos esta questão de acordo com a realidade de cada escola.

Há alunos que necessitam atendimento individual, é o caso de um de meus alunos ( BV) que está aprendendo a usar o Dosvox  e de outro (PC) que aprende a usar a Comunicação Alternativa.
Mas há casos onde o trabalho em grupo irá favorecer o aluno, pois ele precisa ficar atento e concentrado em sala de aula, mesmo em meio a agitação dos demais colegas  (este é apenas um exemplo)

Vou explicar como organizo meus atendimentos:

  • Tempo:  1h ou 1:30h (depende o aluno)
  • Quantidade de alunos: individual ou grupo (no máximo 4 alunos para ter um bom rendimento)
  • Quantidade de alunos por período: 5 de for atendimento individual
  • Dias de atendimento por semana: 4
  • Dias para observação, confecção de materiais, estudos... : 1


Veja bem, dependendo da quantidade de alunos em sua escola não haverá alunos o tempo todo, todos os dias e é preciso saber lidar com esta situação. Dentro do ambiente escolar é comum achar que só trabalha quem está entupido de aluno.  É preciso mudar esse pensamento partindo do próprio professor de AEE que na maioria das vezes vem da sala de aula e se vê “sem ter o que fazer”.

Muitos de nossos alunos faltam aos atendimentos, geralmente por problemas de saúde e o professor do AEE pode utilizar este tempo, esta janela no horário para pesquisar mais sobre a deficiência de seus alunos, rever seus estudos de casos, modificar planos de atendimento, levar sugestões para os professores, observar alunos em sala e confeccionar materiais.

Como é possível perceber, apenas um dia para atividades que devem ser realizadas além dos atendimentos é muito pouco, por isso o professor deve saber administrar seus dias restantes da semana.
Engana-se quem acha que professor de AEE trabalha menos, eu sempre digo que trabalhamos tanto quanto, apenas é diferente. 

4 comentários:

Elvira Borges disse...

Amei o que li, mas preciso saber quantos alunos posso atender nas sala de recursos por turno. sabendo-se que a escola têm 20 alunos portadores de necessidades especiais. quantos alunos tenho que atender por turno (20 Horas)

Profª Michela Brito disse...

existe um numero de alunos na escola para criação da sala de AEE

Unknown disse...

Não Michela, inclusive sua escola pode ser Pólo e atender crianças de outras escolas.

Unknown disse...

Gostaria de saber qual o número limite de alunos num atendimento em grupo. Existe alguma lei que dá esse respaldo?

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.