RSS

Apresentação de Trabalho


Antes da Sala de Recursos Multifuncionais ser implantada em nossa escola a apresentação de trabalho feita por um aluno com paralisia cerebral que não se comunica verbalmente parecia algo praticamente impossível, mas este pensamento vem mudando desde 2009.

A partir do início do AEE, e dos materiais que temos adquirido para a sala os horizontes e possibilidades têm se ampliado significativamente.

Vou mostrar um exemplo de apresentação de trabalho utilizando um vocalizador.
Para quem ainda não conhece, o vocalizador é uma prancha de comunicação sonora, onde o aluno aperta as imagens referentes ao que ele quer falar e esta emite o som previamente gravado.
Para preparar este material eu utilizo o programa Boardmaker na opção "criar prancha".



Para esta apresentação o aluno contou com a colaboração dos colegas que leram o texto previamente preparado enquanto, com o vocalizador, ele dava as coordenadas.


Cada símbolo tem um significado que o aluno aprende e memoriza durante os atendimentos, assim ele pode ler textos e também construí-los, utilizando imagens ao invés de palavras escritas.
A imagem acima mostra os símbolos utilizados no vocalizador para a apresentação de Geografia.
Utilizei cores diferentes para auxiliar o aluno a lembrar quando ele deveria parar de acionar o som e dar uma pausa na apresentação. Se ao invés de símbolos tivéssemos usado palavras a apresentação ficaria assim:

"Vou precisar da ajuda de 5 colegasPor favor ler uma fraseObrigado, podem sentarCada aluno irá receber uma cópia."

Ao final da apresentação cada aluno recebeu um resumo do assunto pesquisado.


É simples não é? Basta oferecermos as ferramentas certas e acima de tudo aceitarmos e valorizarmos aquilo que o aluno sabe e consegue fazer ao invés de focar em suas dificuldades.

Um grande abraço!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.