RSS

Crônicas

A disciplina de Língua Portuguesa é um dos grandes desafios para os professores que têm alunos com deficiência em suas salas. Principalmente se esses alunos ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita.
A atividade que compartilho neste post partiu da solicitação da professora de sala de aula de um aluno do 8º ano.
Como professora de AEE percebo que uma das grandes dificuldades dos professores é compreender que as atividades realizadas pelos alunos com deficiência é a mesma dos demais alunos da sala, porém adaptada.

Atividade: Resumo de uma crônica

1. Leitura na biblioteca
Todos os alunos leram livros com crônicas. O aluno com deficiência que ainda não desenvolveu a habilidade da leitura ouviu as crônicas do mesmo livro através do áudio livro (post sobre áudio livro em breve).

2. Construção do resumo das crônicas selecionadas pela professora.
O aluno recebeu gravuras previamente selecionadas com imagens relacionadas com o texto. Recortou e colou ordenando de acordo com com a leitura feita pela professora auxiliar.

Em sala de aula o aluno construiu um resumo da crônica "Coragem de optar pela arte", de Laé de Souza, mas para que a atividade pudesse ser desenvolvida em sala o aluno realizou o mesmo tipo de atividade no AEE,  para que fosse possível verificar se o aluno teria condições de recortar as gravuras, o tempo que levaria e qual o seu grau de dificuldade e compreensão para selecionar e colar as gravuras na sequencia correta.

As fotos que seguem foram tiradas durante o atendimento. Trabalhamos com a crônica "Dentinho" de Laé de Souza.

















Tecnologia do Blogger.