RSS

Crônicas

A disciplina de Língua Portuguesa é um dos grandes desafios para os professores que têm alunos com deficiência em suas salas. Principalmente se esses alunos ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita.
A atividade que compartilho neste post partiu da solicitação da professora de sala de aula de um aluno do 8º ano.
Como professora de AEE percebo que uma das grandes dificuldades dos professores é compreender que as atividades realizadas pelos alunos com deficiência é a mesma dos demais alunos da sala, porém adaptada.

Atividade: Resumo de uma crônica

1. Leitura na biblioteca
Todos os alunos leram livros com crônicas. O aluno com deficiência que ainda não desenvolveu a habilidade da leitura ouviu as crônicas do mesmo livro através do áudio livro (post sobre áudio livro em breve).

2. Construção do resumo das crônicas selecionadas pela professora.
O aluno recebeu gravuras previamente selecionadas com imagens relacionadas com o texto. Recortou e colou ordenando de acordo com com a leitura feita pela professora auxiliar.

Em sala de aula o aluno construiu um resumo da crônica "Coragem de optar pela arte", de Laé de Souza, mas para que a atividade pudesse ser desenvolvida em sala o aluno realizou o mesmo tipo de atividade no AEE,  para que fosse possível verificar se o aluno teria condições de recortar as gravuras, o tempo que levaria e qual o seu grau de dificuldade e compreensão para selecionar e colar as gravuras na sequencia correta.

As fotos que seguem foram tiradas durante o atendimento. Trabalhamos com a crônica "Dentinho" de Laé de Souza.

















Como uma estrela na terra

Oi pessoal!

Assisti este filme que me encantou e gostaria de deixar esta dica de final de semana.
Vale a pena conferir.

Abraços,

Geisa

"Como uma estrela na terra"


É só expandir a tela e assistir!

Cartaz Virtual

Mais uma tarefa cumprida! Adorei esta atividade.

http://www.glogster.com/geisasc/videos-especiais/g-6l6r0s5muh329p1s8aqdma0


Dicas de filmes


Deficiência auditiva

Psicose / Autismo

[editar]Deficiência múltipla

[editar]Deficiência visual



Como você descansa do seu dia-a-dia?

Nossos dias são corridos...
Trabalho, estudos, família...
Mas todos devemos encontrar algo que nos faça relaxar, que seja prazeroso!

Quando faço artesanato consigo me desligar de tudo, esqueço o tempo e as coisas que consomem o pensamento.


 


Que tal visitar o blog onde posto meus mimos?
www.coisaspramenina.blogspot.com

Sintetizador vocal

A partir de agora será possível ouvir os textos postados no blog. Basta clicar no link "((.)) OUÇA ESTE POST" que fica no final de cada postagem.
Também está disponível no lado superior esquerdo um conversor de textos. Você poderá copiar e colar textos em vários idiomas e ouvir. Poderá ainda escolher voz masculina ou feminina.
Se preferir poderá converter os textos diretamente no site: http://vozme.com/index.php?lang=pt .

Espero que gostem desta novidade!


Avatar


Atividade complementar  da formação continuada de professores em Tecnologias de informação e Comunicação Acessíveis.


Que tal criar o seu?
www.voki.com




Reconhecimento do ambiente - Olfato

Para que a aluna BV do CEI pudesse criar um elo com sua sala de aula, confeccionei um pingente com aroma de canela. Assim, toda vez que ela chegar na escola e entrar em sua sala, saberá que aquele é o seu ambiente. Este recurso poderá deixá-la mais tranquila.

Recursos para estimulação

Ainda pensando em recursos para a aluna BV do CEI, confeccionei esta caixa onde ela deverá organizar bolinhas de diferentes texturas e garrafas com pedrinhas de diferentes cores e pesos. Observe que uma das aberturas é camuflada, como a caixa tátil que todos conhecemos.



Baixa Visão - Estimulação

Estes recursos fiz para uma aluna de 1 ano e 8 meses que frequenta um dos Centros de Educação Infantil que eu atendo. Ela tem baixa visão e muita dificuldade para interagir com o grupo.

Tapete Sensorial: um jogo que irá estimular seus resíduos visuais e sua percepção tátil. Poderá ser jogado com os amigos da sala.
O objetivo é sugerir recursos que permitam a interação da criança com o grupo, que elimine barreiras.



Braillito

Feito por mim...
Chegou o Brailito!

Um boneco que ajudará de maneira lúdica ensinar os sistema Braille.
Ele é feito de pano, tem o corpo macio e rechegado com fibra acrílica, o que o torna agradável de ser manuseado.
Sua roupa traz cores contrastantes e na blusa botões presos em velcros que poderão formar qualquer uma das letras do alfabeto em Braille.

Fica a dica!



Torre de Hanói




O professor do 8º ano pediu aos alunos que construíssem uma Torre de Hanói  com materiais variados. Neste atendimento testamos a funcionalidade da Torre com tampas plásticas que foram pintadas com cola colorida. 


Materiais: tampas plásticas, cola colorida, pincel com engrossador, canos de PVC, cola tudo e cartolina.





Testando o material


 b
Tecnologia do Blogger.