RSS

Jogo - Poesia

Este jogo poderá estimular seus alunos a escrever poesias. Ele foi montado a partir do poema Improviso, escrito pelo chinês Li T’Ai-Po e traduzido por Haroldo de Campos (Abc da Literatura, Editora Cultrix). Retângulos vazios separam as estrofes, que foram misturadas a outras palavras.


Entregue uma folha de atividade para cada aluno ou grupo. Peça que criem um poema escolhendo uma palavra de cada quadro. À medida que os alunos selecionam os termos, vão reconstruindo o poema original ou montando um novo. Incentive o uso do dicionário para que as palavras menos conhecidas também sejam utilizadas de maneira correta, garantindo o sentido de cada estrofe do poema.

Depôs que a classe terminar, distribua “máscaras” vazadas que vão revelar o texto original. Nesse momento, os alunos podem verificar quem se aproximou mais do poema chinês e comparar e analisar os diversos textos montados pelos colegas. Lembre-se: reproduzir o poema original não é o mais importante.

Ao utilizar um outro poema, fique atenta à escolha das palavras que quiser adicionar ao texto original. Elas devem permitir diferentes associações.

Fonte: Revista Nova Escola

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Tecnologia do Blogger.